O III Workshop Brasileiro FLV IV Gama – Inovação e Tecnologia

É com grande satisfação que apresentamos o III Workshop Brasileiro FLV IV Gama, evento pioneiro no Brasil, dedicado a cadeia produtiva e mercado de frutos, legumes e verduras minimamente processados que  em sua  terceira edição abordará o tema Inovação e Tecnologia. 

Os FLV IV Gama são conhecidos no Brasil como minimamente processados, feira limpa, embalados, "freh cut", entre outros. Esses alimentos são frutos, verduras e legumes em seu estado natural que foram submetidos ou não a processos físicos, higienizados, embalados, disponibilizados ao consumidor refrigerados e prontos para o consumo.

A busca por alimentos mais saudáveis e de rápido preparo são algumas das condições que levaram o desenvolvimento da tecnologia de processamento mínimo de frutos e hortaliças. A tecnologia de processamento correta e conforme proporciona maior vida útil, agrega valor ao produto, gerando canais de comercialização e produtos diferenciados.

Esses alimentos naturais, convenientes e saudáveis atendem as necessidades de alimentação do consumidor final nos lares e também do consumidor institucional representados por hotéis, hospitais, catering, sacolões, redes de fast food, entre outros mercados. Tal abrangência faz com que sejam atualmente considerados alimentos do presente e do futuro.

No Brasil, as pesquisas com processamento mínimo iniciaram-se na década de 90. Apesar da significativa evolução destes 27 anos, ainda temos gargalos e desafios importantes representados por maquinários, matéria prima, cadeia de frio, insuficiente conhecimento da tecnologia de processamento , produtos e técnicas de sanitização, embalagem entre outros.

A correta transferência da tecnologia proporciona ao empresário, produtor rural e agricultor familiar, ganhos de qualidade, produtividade e rentabilidade, redução de perdas, contribuição para o meio ambiente e agrega valor ao produto. Por outro lado a incorreta concepção do negocio,falta de planejamento e deficiente transferência de tecnologia resulta em elevados prejuízos e risco a saúde de todos nos consumidores.

Diante do exposto, buscando contribuir com a sociedade brasileira e internacional, o III workshop abordará o tema Inovação e Tecnologia e em continuidade as edições anteriores evidenciara e novamente discutirá a necessidade premente de um regulamento técnico especifico que estabeleça parâmetros e critérios de qualidade higiênico sanitária e processo para o processamento mínimo de frutos e hortaliças no Brasil.

Trata-se de uma excelente oportunidade de prosseguirmos na abordagem e discussão dos principais elos Estruturais e Técnico Científicos da Cadeia Produtiva de hortaliças e frutos minimamente processados no Brasil com tecnologia e inovação. Teremos oportunidade de conhecer casos de sucesso, tendências e principalmente estarmos cientes da importância da correta transferência de tecnologia no processamento mínimo.

Para os profissionais é um novo nicho de mercado de atuação profissional e uma grande oportunidade de conhecer e relacionar-se com esse mercado.Para o empreendedor é a ocasião de familiarizar-se com o promissor negócio gerado com os FLV IV Gama, mesmo neste momento de crise econômica que o Brasil esta vivenciando

Sejam muito bem-vindos vindos as Tecnologias e Inovações do segmento IV Gama!

Equipe VegQuality
Roseane Bob - Diretora de P&D